EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS SOBRE TEMAS E FIGURAS

Nas primeiras aulas do Ensino Médio, geralmente falo a respeito de temas e figuras. Faço isso porque é muito importante que o aluno compreenda que muitas vezes podemos ter textos figurativos e também textos temáticos. Trataremos mais disso também no meu blog destinado ao estuda da produção de textos. Hoje, as primeiras atividades sobre o tema. No final, colocarei o gabarito para que vocês possam conferir se estão afiados para o vestibular e pro ENEM 2011 que estão às portas. Bons estudos.

1. “Nada dá tanta ideia de constância do caráter como a firmeza do caminhar.” Eça de Queirós
Sobre esse trecho, podemos afirmar:
I)  que o modo de caminhar é aí definido como uma manifestação concreta de uma noção abstrata (o caráter)
II) que, em outras palavras, o modo de caminhar com firmeza pode ser entendido como uma figura associada ao tema da constância do caráter
III) que uma ideia abstrata pode ser traduzida por um ato concreto.

É(são) correto(s):
 
a)  apenas I.
b)  apenas II.
c)  apenas I e III.
d)  apenas III.
e)  I, II e III.

exercicios-sobre-temas-e-figuras

Texto para os exercícios 2 e 3
Julguei que em qualquer dificuldade moral ou material, um homem tinha o direito de interessar nela o seu melhor e mais simpático amigo. Vejo que é um erro, e que não acreditei bastante no que se lê em Proudhon: "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade". Vejo que chegamos a esse momento histórico: já não há "amigos", há apenas "parceiros" —- e em obediência à sua intimação, daqui por diante, alegre ou triste, dirigir-me-ei ao meu travesseiro. (Eça de Queirós. Quando tínhamos verbo, pág. 115.)
Responda aos exercícios 2 e 3 de acordo com o código a seguir.
É (são) correto(s):
a)  apenas I e II.
b)  apenas II e III.
c)  apenas I e III.
d)  I, II e III.
e)  apenas III.

2. "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade."
I) Esse trecho é constituído dominantemente de palavras abstratas.
II)  Esse trecho é exemplo de uma frase típica de um texto figurativo.
IIl) O segmento transcrito é típico de um texto temático.

3. I) A palavra travesseiro, nesse trecho, é uma figura que simboliza a compensação da falta de amigos.
II) O ato de dirigir-se ao travesseiro é uma figura que nos remete ao tema da perda da amizade.
III) As figuras que aparecem no texto de Eça de Queirós contradizem o tema contido na citação de Proudhon, segundo a qual a decadência dissolve a amizade.

4. É muito antiga a comparação do homem (ou da mulher) com a pluma. Há múltiplas versões dessa comparação nas línguas ocidentais.
  • O homem é mais leve que a pluma.
  • A mulher é como a pluma ao vento.
  • Eles dançam como uma pluma.
Pluma, palavra concreta, é uma figura adequada para representar vários temas.
Assinale a alternativa que contém um tema que não é compatível com nenhuma das frases citadas: a) volubilidade b) inconstância c) delicadeza d) intolerância e) inconsistência

Instruções para os exercícios de 5 a 8 Responda a estes exercícios, usando o código a seguir. É (são) correto(s): a) apenas I e II. b) apenas III. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) I, II e III.
Como se sabe, há provérbios que, por meio de palavras concretas, representam noções abstratas e gerais. Em outros termos, há provérbios que usam figuras para transmitir temas.
Nos exercícios de 5 a 8, assinale a alternativa que traduz com propriedade o sentido dos diferentes provérbios,

5. Uma andorinha só não faz verão. I) O isolamento é improdutivo. II) A solidariedade é necessária. III)  Os animais racionais, sozinhos, são incapazes.

6. Em terra de cego, quem tem um olho é rei. I) A ignorância é incompatível com a inteligência. II) A falta de visão produz inveja. III) Quando a competição é baixa, basta pouco para destacar-se.

7. Macaco que pula quer chumbo. I) A provocação gera represália. II) O atrevimento provoca ação contrária. III) A agitação expõe ao risco.

8.   Pela unha se conhece o leão. I) A parte é sempre igual ao todo. II) A maldade não se deve esconder dos outros. III) Um pequeno indício pode revelar o todo.

Gabarito dos exercícios sobre temas e figuras

1.E, 2.C, 3.A, 4.D, 5.A, 6.B, 7. E, 8.B

Postar um comentário